Neste domingo, 19 de maio de 2024, mais de 80 mil fiéis participaram do Pentecostes, no sambódromo. A memória desta festa é uma das mais significativas do calendário litúrgico cristão e considerada o marco inicial da ação evangelizadora dos apóstolos. Em comunhão com a Campanha da Fraternidade (CF), a celebração deste ano convocou católicos à Fraternidade Universal com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs no espírito”.
A celebração foi marcada por muitos simbolismos e iniciativas, apresentando a vivacidade da igreja e sua presença nos organismos, pastorais, serviços e movimentos. Presidindo a Santa Missa esteve o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, os bispos auxiliares, Dom Tadeu Canavarros, Dom Zenildo Lima e Dom Hudson Ribeiro; o bispo auxiliar emérito, Dom Mário Pasqualotto e o bispo emérito da Diocese de Coari, Dom Gutemberg Freire.
Pentecostes comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, simbolizando o nascimento da Igreja. Neste ano, a festa foi realizada em seguida da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e reforça a necessidade do fortalecimento do diálogo entre as religiões, como explica o bispo auxiliar, Dom Zenildo Lima.
Em sua homilia, Dom Leonardo enfatizou que o Espírito Santo convida à unidade e à fraternidade. Que cada ser humano, deve ser amado com irmão e irmã, unidos pelo amor de Deus.
Dom Leonardo afirmou que os dons recebidos pelo espírito, devem ser colocados a serviço dos irmãos, para que não fiquem inativos.
Em sua homilia na Praça de São Pedro, o Papa Francisco destacou a importância de reconhecer a fraternidade universal como um princípio fundamental da fé cristã. “O Espírito Santo nos une e nos chama a ver cada pessoa como nosso irmão ou irmã”. Pentecostes, convida a abrir o coração para acolher todos, independentemente de suas diferenças.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar