Pastoral do Povo da Rua tem a missão de promover dignidade e cidadania

A Pastoral do Povo de Rua tem como missão ser uma presença junto ao povo da rua, reconhecer os sinais de Deus presentes em sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos.

De acordo com o levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População de Rua, atualmente há 300.668 pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil. Baseado nos dados do Cadastro Único, em fevereiro de 2024, Manaus registrava cerca de 1.672 pessoas em situação de rua, sendo 1.390 homens e 282 mulheres. A representante do movimento pelos direitos das pessoas em situação de rua, Laura Dias, relata as dificuldades enfrentadas nas ruas.

A Pastoral do Povo de Rua é uma iniciativa da Igreja Católica que visa promover a dignidade e os direitos das pessoas em situação de rua. De acordo com o Padre Orlando Barbosa, representante da Pastoral do Povo de Rua, a missão da Pastoral é estar presente junto ao povo da rua e reconhecer os sinais de Deus.

Padre Orlando ressalta que essa missão envolve diversas ações e estratégias para acolher, acompanhar e buscar soluções para os desafios enfrentados por essas pessoas.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar