A Pastoral do Povo da Rua é uma iniciativa da Igreja Católica que visa promover a dignidade e os direitos das pessoas em situação de rua. Essa missão envolve diversas ações e estratégias para acolher, acompanhar e buscar soluções para os desafios enfrentados por essas pessoas, que muitas vezes são marginalizadas e invisibilizadas pela sociedade, destaca o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Povo da Rua, Jean Antunes.
Na Arquidiocese de Manaus a Pastoral existe há 8 anos e atende pessoas em vulnerabilidade que moram no centro de Manaus, especialmente no entorno da Catedral Nossa Senhora da Conceição e Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
A pastoral dispõe do Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani que fica anexo à Igreja Nossa Senhora dos Remédios. O espaço acolhe os moradores de rua para realizarem sua higiene pessoal e tomar banho, lavar e trocar a roupa e se alimentar. A pastoral também realiza momentos de integração social e espiritualidade.
Para o ano de 2024 há muitos projetos, entre eles a expansão da capacidade de atendimento e a presença em comitês que abordam esse assunto, como explica o coordenador, Jean Antunes.
Para manter o Centro de Acolhida do Povo da Rua, é necessário recursos. Muitas mãos amigas ajudam na permanência do projeto, como o Ministério Público do Trabalho, agentes voluntários e benfeitores que atuam na pastoral.
Celebração do Natal
No dia 24 de dezembro, uma programação especial foi promovida pela Pastoral Povo da Rua com cerca de 150 Pessoas. Na Catedral Nossa Senhora da Conceição participaram 100 pessoas e no Centro de Acolhida participaram 50 pessoas. A atividade contou com oração do Ofício Divino, ceia, entrega de kits com roupas, panetone e também sorteio de alguns brindes.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar