A Pastoral do Povo da Rua, juntamente com a Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (SEMINF), nesta sexta-feira, 24/05, para uma reunião com secretarias municipais, para tratar ações da população de rua.
O encontro contou com a presença do bispo auxiliar de Manaus e assessor eclesiástico da pastoral, Dom Hudson Ribeiro, o secretário da Seminf, Renato Júnior, a Subsecretária da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Graça Prola e o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC), Wanderson Costa.
A reunião tratou sobre iniciativas para a população de rua, em especial a que vive no centro da capital amazonense, já que é a maior concentração de moradores de rua de Manaus. Segundo Dom Hudson Ribeiro, foi uma conversa frutuosa e que se deve pensar cada vez mais na atuação das secretarias durante as ações realizadas no centro.
Também foi pensada em ações para identificação da população de rua, a realização de diálogos para levantar as necessidades e acompanhamento do cadastro junto aos órgãos públicos. Um desejo é que se tenha no centro da cidade, um local para que os moradores tenham acesso durante o período de reforma da Praça Nossa Senhora dos Remédios, destaca Dom Hudson.
Na ocasião, o bispo reforçou a melhoria da abordagem que os agentes devem ter com os moradores de rua durante as ações, afirmando que os seus pertences, como documentos, roupas e até mesmo papelões que usam de moradia não devem ser retirados. Além disso, Dom Hudson solicitou que a Pastoral do Povo da Rua e a Comunidade Nova e Eterna Aliança estejam presentes nas próximas ações.
O secretário da Seminf, Renato Júnior, afirmou que a secretaria, integrada ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP), estará à disposição das frentes atuantes em defesa da população de rua.
Na próxima semana, deve haver uma nova reunião com as equipes para tratar dos avanços da demanda, além de visita técnica a Comunidade Nova e Eterna Aliança.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar