Pastoral da Criança alerta para casos de desnutrição e obesidade no Brasil

Pastoral da Criança alerta para casos de desnutrição e obesidade no Brasil

Pastoral da Criança alerta para casos de desnutrição e obesidade no Brasil

Uma das missões da Pastoral da Criança é o combate à fome. Em suas capacitações, as líderes são formadas para oferecer orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, no cuidado com a criança desde o ventre materno até os seis anos.

No Brasil, a Pastoral atua há 39 anos no acompanhamento de gestantes, crianças e famílias. Recentemente, o aumento no número de casos de desnutrição e obesidade infantil tem preocupado a Pastoral.

Segundo levantamento feito com crianças acompanhadas pela pastoral no Estado do Paraná de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, 3,2% apresentam quadro de desnutrição; 1,4% das crianças estão com desnutrição grave; 8,1% das crianças estão com sobrepeso e 4,7% das crianças estão com obesidade (avaliação pelo Índice de Massa Corporal para a Idade (IMC/idade). Na avaliação da altura, 9,7% das crianças acompanhadas estão com baixa estatura para a idade (desnutrição crônica).

Ouça a matéria em áudio:

 

Já em Manaus, o índice de crianças obesas é alarmante. De acordo com a capacitadora do Acompanhamento Nutricional, Lúcia Cleide da Silva, o relatório não apresentou crescimento de crianças desnutridas, por outro lado, aumentou o índice de crianças obesas.

Em 2022, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde diagnosticou sobrepeso e obesidade em quase 1,4 milhão de adolescentes.

 No Estado do Amazonas, a Pastoral da Criança está inserida em 32 municípios e conta com mais de 600 líderes voluntários.

 Rafaella Moura – Rádio Rio Mar