Representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) estiveram reunidos com conselheiros, lideranças e instituições parceiras do Parque Estadual Matupiri para alinhar as tratativas da implementação de projeto de carbono.
Por tratar-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o processo de consultas públicas ocorre dentro da estrutura do Conselho Consultivo da unidade.
Estiveram presentes no encontro representantes do poder público, comunidades tradicionais e povos indígenas com assento no Conselho. O procurador de Estado chefe da Procuradoria de Meio Ambiente, José Gebran destaca a importância da participação da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) para a garantia dos direitos populares durante todo o processo.
A Unidade de Conservação foi uma das 21 áreas protegidas do Amazonas que tiveram propostas de projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) aprovadas, como resultado do Chamamento Público nº 02/2023.
Os indígenas fazem uso da área acreditam que o projeto de REDD pode, de fato, melhorar a conservação do Parque, com impacto real para as atividades de subsistência na localidade, como destaca o conselheiro Pedro Marques de Souza, tuxaua da aldeia Piranha (etnia Mura).
Agora, o Estado segue as tratativas com a instituição selecionada, para estruturar as próximas etapas, que incluem a construção coletiva do projeto. Nesta fase, a instituição habilitada deverá mapear quais das estratégias descritas no Plano podem ser incentivadas para promover a redução do desmatamento e o aumento dos estoques de carbono.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação