Paróquia São Francisco é pioneira no Projeto Agricultura Urbana e Periurbana

Paróquia São Francisco é pioneira no Projeto Agricultura Urbana e Periurbana

A Paróquia São Francisco de Assis, localizada na zona sul em Manaus, tem se destacado como referência em práticas sustentáveis ao unir fé, cuidado ambiental e solidariedade. Desde 2019, a comunidade paroquial já cultivava mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais, distribuídas durante a festa do padroeiro. Mas foi durante a pandemia, diante da crise alimentar e emocional de muitas famílias, que nasceu a horta comunitária, um espaço de cultivo, acolhimento e partilha.

Hoje, a horta da paróquia produz hortaliças como coentro, chicória, couve e cebolinha, além de frutas, abelhas sem ferrão para produção de mel e criação de peixes em tanques sustentáveis. A água enriquecida do cultivo de tambaquis é usada para irrigar as plantas, em um modelo de baixo impacto ambiental conhecido como “Sisteminha”.

A produção é dividida entre cerca de 20 famílias cadastradas na Cáritas Paroquial, que atuam como voluntárias, como explica uma das integrantes da equipe de coordenação do projeto, Lizane Melo.

A iniciativa faz parte do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana e é desenvolvida com o apoio de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e ministérios federais.

O projeto vai além da produção de alimentos: promove vínculos comunitários, resgata saberes tradicionais e incentiva o cuidado com a Casa Comum, inspirado na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto