Parceria viabilizará reforma do Museu do Porto e Casa Vermelha, no centro histórico

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) firmou parceria, nessa quinta-feira (04), com o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) do Amazonas para elaboração de projeto visando a reforma do Museu do Porto e Casa Vermelha.

O PAC Seleções, do governo federal, anunciou os novos investimentos que Estados e municípios receberão, incluindo 3.270 cidades atendidas com 6.778 obras e equipamentos, alcançando 87% da população brasileira. O investimento total é de mais de R$ 23 bilhões. E o Implurb teve um dos seus projetos inscritos selecionados, o da reforma do Museu do Porto e da Casa Vermelha, no centro histórico da capital, zona Sul.

O valor global da proposta é de R$ 350 mil, recursos do governo federal, via PAC. No projeto, o uso permanecerá do museu, sendo que o prédio de tijolinhos abrigará o acervo físico do maquinário da época, com salão (recepção + exposição), salas técnicas, sala de máquina, banheiros, copa e administração; e a Casa Vermelha será um museu virtual, com salas de exposições, atendimento, café e banheiros. O programa contempla ainda uma área coberta para interligar os dois prédios existentes e abrigar as locomotivas que estão no lugar.

O projeto para revitalização e reabilitação do antigo Museu do Porto está inserido no programa “Nosso Centro”, lançado para resgatar a história e torná-la novamente pública. Por ali, Manaus exportava produtos extraídos da terra, como a famosa borracha, e importava de joias aos mais finos tecidos, além de materiais que ajudaram a construir a cena da Belle Époque, como o ferro para o Teatro Amazonas.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação