Papa Leão XIV pede união entre as religiões

Papa Leão XIV pede união entre as religiões

O Papa Leão XIV dedicou a intenção de oração de outubro a um pedido claro e urgente: que os crentes de todas as tradições religiosas trabalhem juntos pela “paz”, a justiça e a fraternidade humana”.

Em sua mensagem de vídeo, divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa, o Pontífice afirma que as religiões não podem ser usadas como arma ou muro, mas sim como ponte e profecia, funcionando como um fermento de unidade em um mundo dividido.

Que as religiões não sejam usadas como armas ou muros,
mas vividas como pontes e profecia:
tornando possível o sonho do bem comum,
acompanhando a vida, sustentando a esperança
e sendo fermento da unidade em um mundo fragmentado.

O chamado ao diálogo é fundamental em um cenário global marcado por conflitos e divisões intensas, onde, infelizmente, a fé às vezes é usada para justificar brigas. Leão XIV convida as pessoas a redescobrirem a religião como uma força de reconciliação e de fraternidade

“Rezemos para que as pessoas de diferentes tradições religiosas trabalhem juntas para defender e promover a paz, a justiça e a fraternidade humana.”

 O tema da oração está intimamente ligado aos 60 anos da Nostra aetate, o documento do Concílio Vaticano II que abriu as portas para o respeito mútuo e a cooperação entre diferentes fés.

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto