Rádio Rio Mar
00:00
00:00
Volume: 50

Papa Francisco destinou verba para construção de Centro voltado a pessoas em vulnerabilidade

O último relatório do Índice de Pobreza Multidimensional, apoiado pelas Nações Unidas, divulgado em 2024, aponta que pelo menos 1,1 bilhão de pessoas em 112 países são consideradas pobres em diversos campos da vida social.

Os dados preocupam e o Papa Francisco chamava a atenção da igreja para as realidades sofridas e a importância de ir em busca dos mais pobres. Durante o seu pontificado criou a Jornada Mundial dos Pobres, convocando aqueles que têm a missão de apoiar os que sofrem pela precariedade da existência e a falta do necessário para uma vida digna.

O cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, ressalta que o Papa além de mobilizar a Igreja em prol dos mais necessitados também cobrava dos governos políticas públicas voltadas as pessoas em situação de pobreza.

Tocador de áudio

De acordo com os dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, o Brasil possui 335.151 pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal vivendo em situação de rua.

A pobreza afeta não só a alimentação, mas a saúde. Em Manaus, a igreja católica possui a Pastoral do Povo de Rua que desenvolve diversos serviços junto a esta população.

O agente da Pastoral, Jean Antunes, destaca o olhar do Papa Francisco para com os pobres de Manaus.

Tocador de áudio

Assíduo na missão, Papa Francisco deixa um legado permeado pelo respeito e busca da igualdade. O primeiro Papa latino-americano escolheu para si o nome de Francisco e continuou ao lado dos mais pobres, como sempre fez ao longo da sua caminhada.

 

Tania Freitas

Foto: Vatican News

  • Sakuratoto