Papa Francisco destaca a importância de Maria para a identidade feminina da Igreja

Papa Francisco destaca a importância de Maria para a identidade feminina da Igreja

Papa Francisco destaca a importância de Maria para a identidade feminina da Igreja

Durante a homilia da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, nessa segunda-feira, 01/01, o Papa Francisco destacou a importância de Nossa Senhora para a identidade feminina da igreja, o seu exemplo de amor e disponibilidade na história da salvação.

A figura de Maria desempenha um papel significativo na teologia e na identidade da Igreja Católica, especialmente no que diz respeito à visão da feminilidade. Maria é venerada como a Mãe de Deus, um título importante para a igreja.

Na homilia, o Papa recordou que Maria conduz os cristãos ao início e ao coração da fé e para ser um bom cristão, deve-se amar e seguir os passos da mãe de Deus. Francisco afirma que o mundo precisa olhar para mães e mulheres para encontrar a paz.

“A Igreja precisa de Maria para descobrir o seu próprio rosto feminino: para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita, para abrir espaço às mulheres e ser geradora através duma pastoral feita de cuidado e solicitude, paciência e coragem materna.”

A participação da mulher na vida da igreja é marcante. A maioria dos serviços pastorais, coordenações e representações são realizados pelas mulheres. Para a integrante da Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus, Rosana Barbosa, Maria é apresentada como um modelo de humildade e obediência a ser seguido por todas as mulheres.

Ouça a matéria em áudio:

 

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar