Em intenção de Oração para o mês de março, o Papa Francisco convida os cristãos a rezarem pelos novos mártires, testemunhas de Cristo. A mensagem do pontífice apresenta uma reflexão sobre mulheres e homens que não negam sua fé e doam suas vidas pelo amor a Jesus Cristo.
O Papa relembra o testemunho e a dor de um homem muçulmano que ele conheceu ao visitar um campo de refugiados na ilha grega de Lesbos. A esposa deste homem era cristã e foi degolada por professar a fé em Cristo.
“Sei que ele não guardava rancor. Ele se concentrava no exemplo de amor de sua esposa, um amor a Cristo que a levou a aceitar e ser leal até a morte. Irmãos e irmãs, sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo.”
A história de pessoas martirizadas pela fé permanece atual. Somente em 2023, pessoas foram assassinadas ou sequestradas por causa de sua fé em 40 países. A Nigéria tornou-se o país com o maior número de assassinatos. No Paquistão, na Diocese de Faisalabad, igrejas e casas de cristãos em Jaranwala foram atacadas. Em Burkina Faso, os católicos de Débé foram expulsos de suas aldeias apenas por causa de sua fé. Estes são apenas alguns exemplos.
“A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos. Rezemos para que aqueles que, em várias partes do mundo, arriscam a vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com sua coragem e seu impulso missionário. E estejamos abertos à graça do martírio.”
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar