Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que a pandemia de Covid-19 provocou a queda de 27 milhões de procedimentos de saúde que não são de emergência em 2020, como exames e consultas.
De acordo com o estudo, quando comparados os dados entre março e dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019, a diferença foi de 26,9 milhões de procedimentos, sendo 16,6 milhões de exames de diagnóstico, 8,8 milhões de procedimentos clínicos, 1,2 milhões de pequenas cirurgias e 210 mil transplantes.
Os procedimentos que não são de urgência e emergência, tiveram impacto pelo direcionamento de boa parte da estrutura da rede de saúde para atender os pacientes com Covid-19.
Entre março e abril do ano passado, com o avanço da primeira onda da pandemia, houve uma queda quase à metade do número de procedimentos, de 8,1 milhões para 4,8 milhões.
Segundo o CFM, as áreas mais afetadas foram as consultas e exames em citopatologia, neurologia, anatomopatologia, cardiologia, oftalmologia e medicina clínica.
Entre os estados, as reduções mais intensas ocorreram em Alagoas (-47%), no Piauí (-45%), Amazonas (-38%), Espírito Santo (-36%), em Mato Grosso do Sul e Sergipe (-35%).
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação