Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram que a pandemia afetou o número de consultas e cirurgias relacionadas à visão no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020. A partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, 3,7 milhões de consultas não foram realizadas, queda de 35%. No caso das cirurgias, houve redução de 390 mil procedimentos, se comparado com 2019.
Segundo o presidente do CBO, José Neto, essas pessoas que não tiveram atendimento podem receber um laudo sobre o estado de saúde ocular com problemas em estado mais avançado, o que torna o controle mais difícil.
De acordo com o levantamento do CBO, em 2019, foram realizadas 10,8 milhões de atendimentos médicos em oftalmologia. Em 2020, a quantidade reduziu para 7,1 milhões. Os dois primeiros meses após a decretação de calamidade pública apresentaram os piores índices, com redução de 74% e 71%, no total de procedimentos.
Em relação às cirurgias, os dados apontam que, em 2020, foram realizados quase 390 mil procedimentos a menos do que em 2019. No ano passado, foram realizados pouco mais de 1 milhão de cirurgias oftalmológicas. No ano anterior, foram 1,4 milhão.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil