Em razão do feriado da Semana Santa, a parcela do pagamento do Auxílio Estadual estará disponível nesta quinta-feira, 17. Criado em 2021, para combater o ciclo de pobreza no estado e garantir mais qualidade de vida para a população, o programa atende mais de 300 mil famílias no Amazonas.
A antecipação do Auxílio Estadual se soma à distribuição de 300 toneladas de pescado para 500 instituições sociais, pelo programa Peixe no Prato Solidário, a ser realizada durante toda esta semana.
As duas ações têm o objetivo de garantir a segurança alimentar para famílias em vulnerabilidade no período da Páscoa, como explica o governador Wilson Lima.
O Auxílio Estadual é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e disponibiliza um crédito mensal de R$ 150 reais. O benefício atende 158 mil famílias em situação de vulnerabilidade social na capital e 142 mil no interior.
O programa prioriza como beneficiárias, mulheres que são chefes de família, as quais representam 90% do total de beneficiários. Atualmente, dos mais de 300 mil cadastrados, mais de 271 mil são de famílias chefiadas por mulheres.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação