Os Padres Amarildo Luciano e Chicão receberam, nesta terça-feira 16/12, o Título de Cidadão do Amazonas durante uma reunião especial na Assembleia Legislativa do Estado. A honraria foi concedida em reconhecimento aos relevantes trabalhos religiosos e sociais que os sacerdotes exercem na cidade de Manaus.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
O pároco-reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padre Amarildo Luciano, e o pároco-reitor do Santuário Santuário de São José Operário, padre Francisco Alves de Lima, conhecido como Chicão, receberam o Título de Cidadão do Amazonas, na tarde dessa terça-feira 16l12. A horaria foi concedida por meio de um Projeto de Lei – PL, de autoria do deputado estadual, Sinésio Campos, do PT. O evento contou com a presença de autoridades eclesiais e políticas, além de familiares e amigos dos homenageados.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Natural do Estado do Acre, o padre Amarildo Luciano chegou ao Amazonas há 16 anos, onde implementa diversos trabalhos sociais, além da missão de evangelizar. Na tribuna da Casa Legislativa, ele destacou o dever que sente em trabalhar pela Amazônia
Padre Chicão, natural do Ceará, veio para o Amazonas há cerca de cinco décadas. Em discurso emocionado, ele relembrou sua trajetória missionária e ressaltou a vontade de continuar servindo à comunidade.
No final da sessão solene, os sacerdotes receberam os cumprimentos das autoridades e convidados presentes no evento e participaram de um coquetel.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Trajetória Missionária do padre Amarildo Luciano:
Ordenado sacerdote da Igreja Católica, em 2010, o padre Amarildo Luciano iniciou sua Trajetória Missionária no campo religioso, mas exerce forte atuação nos campos filosófico, educacional e social.
Nos anos em que esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, ele coordenou projetos pastorais e sociais voltados à juventude, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Como Missionário Redentorista, entre os anos de 2019 e 2023, ele atuou, fortemente, na formação de novos sacerdotes. Seu trabalho ganhou ainda mais destaque e relevância quando foi convocado, pelo Papa Francisco, para participar do Sínodo da Amazônia, em Roma, onde representou a região Amazônica.
Na área da Educação, o padre Amarildo Luciano contribui na formação acadêmica e teológica das novas gerações, como professor da Faculdade Católica do Amazonas. Além de educador e pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora de Aparecida, em Manaus/AM, ele evangeliza milhares de pessoas, diariamente, em seu programa “Viver como Jesus Viveu”, veiculado na Rádio Rio Mar FM.
Trajetória Missionária do Padre Chicão:
Nascido em Iguatu, no Estado do Ceará, em 08 de outubro de 1966, o Padre Francisco Alves de Lima, conhecido como Chicão, carrega vasta experiência com a obra salesiana. No meio salesiano, sua trajetória teve início na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Manaus, com foco na busca pelo conhecimento e formação espiritual.
Durante sua trajetória acadêmica, Padre Chicão estudou filosofia em Manaus, entre 1988 a 1991, e teve experiência acadêmica em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), onde estudou Teologia. Possui mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia, pela Universidade Gregoriana (PUG), também em Roma. Sua ordenação como diácono ocorreu na Itália, em 1997, e posteriormente como sacerdote, em Manaus.
Ao longo dos anos, o Padre Chicão assumiu diversas responsabilidades, como ecônomo do Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Belém/PA, e cargos de direção em várias instituições salesianas. Em 2021, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, posteriormente elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano. Já em 2024, foi nomeado pároco-reitor do Santuário Arquidiocesano São José Operário, em Manaus.
Acompanhe, abaixo, a transmissão da solenidade:
Escute a matéria completa em áudio:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar