Na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, a Arquidiocese de Manaus recebeu com alegria a notícia de que o Padre Zenildo Lima, presbítero desta igreja local há 27 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Manaus. Toda a comunidade católica está em festa, pois o então reitor do Seminário Arquidiocesano São José, um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) e filho desta terra, recebe esta nobre missão. A decisão do Papa Francisco, acolhe um pedido do Cardeal Leonardo Steiner.
Em coletiva de imprensa para o anúncio do novo bispo auxiliar, o Cardeal Leonardo Steiner expressou alegria com a confirmação do pedido que fez ao Papa e afirmou que Padre Zenildo Lima é filho da terra, que conhece a realidade amazônica, além de ter participado de vários encontros que contribuíram e contribuem na caminhada sinodal da Igreja particular de Manaus.
O bispo auxiliar tem o papel específico que é determinado pelo Direito do Código Canônico pela própria estrutura e organização da igreja, ele é um colaborador do titular no governo da Arquidiocese, destaca o Padre Zenildo Lima.
Padre Zenildo Lima da Silva nasceu em Manaus, no dia 14 de outubro de 1968, é o sexto filho de uma família de 10 irmãos. Zenildo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José de Manaus no dia 18 de fevereiro de 1989, cursando Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano – CENESCH, em Manaus, de 1989 a 1995, sendo ordenado presbítero diocesano em 4 de agosto de 1996.
Ele é mestre em Teologia com especialização em Teologia Dogmática junto a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com dissertação sobre a “Dimensão Eclesial do Ministério Presbiteral” – com reconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Para o nomeado bispo, o gesto do Papa é fruto do Sínodo para a Amazônia.
Na Arquidiocese de Manaus , Padre Zenildo esteve à frente de várias paróquias e já assumiu muitos cargos importantes como: Coordenador da Pastoral Vocacional, coordenador da Pastoral Presbiteral, membro do Colégio de Consultores e reitor do Seminário São José desde 2016.
No Regional Norte 1, foi coordenador da Pastoral Vocacional e Pastoral Presbiteral, diretor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES e secretário Executivo do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. (2012-2015). Também foi secretário da Comissão Nacional de Presbíteros da CNBBe vice-presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil – OSIB.
Em 2019, foi auditor na Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, no Vaticano, colaborando com a Equipe de Síntese da REPAM-Brasil. E, recentemente, em agosto de 2023, foi eleito um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Fotos: Érico Pena