Padre amazonense lança livro sobre três passos espirituais para o caminho sinodal

“Os passos espirituais do caminho sinodal” é o título do livro do sacerdote da Companhia de Jesus (Jesuíta), padre Adelson Araújo dos Santos, na qual ele faz reflexões sobre os três passos espirituais propostos pelo Papa Francisco para o caminho sinodal que consiste em “encontrar, escutar e discernir”, buscando inspiração na Espiritualidade Inaciana e nos textos da Sagrada Escritura. Este é o terceiro livro de autoria de Pe. Adelson.

Esse meu novo livro é um pequeno comentário, na linha da espiritualidade, de como nós podemos entender todo este momento bonito que a Igreja vive com a convocação de um Sínodo sobre a Sinodalidade, que é muito mais que um evento, é todo um processo, é um desejo que o Papa tem de que a nossa Igreja inicie um período de renovação na sua caminhada a partir desta palavra, que é uma palavra muito antiga, que desde as primeiras comunidades cristãs faz parte da nossa identidade como cristãos. Sínodo significa caminhar juntos.  A partir do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI instituiu o Sínodo dos Bispos, mas a Sinodalidade é mais que isso. É o modo de ser igreja, caminhando juntos, todos os carismas, todas as vocações, todos os ministérios, construindo juntos essa comunidade fraterna, de fé, de seguimento a Jesus. O Papa utilizou três palavras para explicar esse processo e eu faço um comentário teológico e espiritual sobre cada uma delas: encontrar, escutar e discernir, destacou Pe. Adelson.

Com esta publicação, o religioso pretende ajudar na reflexão do que o Papa deseja para a igreja e que pode contribuir para um crescimento espiritual de quem caminha e faz parte da vida da igreja.

O livro aprofunda o que significa esse ‘encontrar’: quem eu encontro, como eu encontro; e o ‘escutar’ da mesma forma. E esse discernir, o que é o discernimento dentro da igreja. O livro, acima de tudo, é uma leitura espiritual que pode ajudar, seja pessoalmente, seja um grupo, seja uma comunidade religiosa, seja o nosso clero. Que nós possamos renovar a nossa espiritualidade a partir deste caminho sinodal, afirmou pe. Adelson.

O autor

Pe. Adelson é natural de Manaus e reside na Itália, lecionando na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e assumindo a função de diretor do Centro São Pedro Fabro – Roma, voltado para formadores para a vida sacerdotal e consagrada.

Ele participa do segundo sínodo, sendo o primeiro em 2019, no Sínodo sobre Amazônia, e agora, em 2023, no Sínodo sobre a Sinodalidade, compondo a lista dos padres especialistas que participam da Assembleia Sinodal, atuando como facilitadores.

Formado em Direito, Filosofia e Teologia, ele é mestre e doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália).

Com informações da Arquidiocese de Manaus

Foto: Divulgação