
Outubro Rosa reforça alerta sobre HPV: Prevenção também é cuidado com a saúde da mulher
Durante o Outubro Rosa, além da conscientização sobre o câncer de mama, é importante ampliar o debate sobre o HPV (Papilomavírus Humano), um vírus sexualmente transmissível associado a diversos tipos de câncer.
A oncologista, Dra. Najla Pinheiro explica que o câncer de colo do útero é o mais comum entre os causados pelo HPV, especialmente em mulheres em idade reprodutiva. Ele é o segundo câncer mais incidente na região Norte, o que o torna um grande problema de saúde pública.
De acordo com a especialista, o HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual e pode acometer homens e mulheres. O vírus está ligado a pelo menos cinco tipos de câncer, e sua prevenção é fundamental, reforça a oncologista.
Nesse sentido, a vacina contra o HPV surge como uma das principais ferramentas de proteção. Ela reduz em mais de 90% a contaminação pelo vírus, prevenindo a formação de lesões que podem evoluir para o câncer invasivo.
A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em duas doses. Também é importante realizar os exames preventivos, como o papanicolau, que permite identificar lesões pré-cancerosas antes que evoluam.
A lista completa de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br, ou diretamente no link https://bit.ly/SalasVacinaManaus.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar