Órgãos orientam responsáveis sobre cuidados com as crianças na Ponta Negra

A praia do complexo turístico Ponta Negra segue entre os destinos mais procurados das famílias, frequentadores e turistas na capital. Para garantir a integridade e segurança das crianças, a atenção deve ser redobrada. A Prefeitura de Manaus e o Corpo de Bombeiros orientam sobre cuidados simples, mas que podem ajudar familiares e responsáveis em caso de crianças perdidas na orla e calçadão do local.

Em média, a comissão que coordena o parque recebe até cinco crianças perdidas no calçadão e na praia, especialmente, nos fins de semana. Conforme o comandante do Pelotão de Guarda-Vidas, sargento Leandro, pulseiras de identificação podem ser colocadas nos braços ou tornozelos dos pequenos para auxiliar com informações, como nome, idade e telefone de contato da família.

É preciso ter sempre alguém de olho na criança, como uma sentinela mesmo, sem intervalo e distrações. A criança é muito dinâmica, está em movimento em um ambiente que é novidade e ela não tem dimensão da real situação dos cuidados que precisa ter.

O bombeiro alerta que pais, parentes e responsáveis devem ter essa observação de não tirar a visão direcionada aos pequenos, para evitar sustos e preocupações durante o passeio.

E caso ocorra uma situação de desaparecimento, tomar logo a iniciativa de informar as autoridades no local, como bombeiros, PMs, membros da comissão e também aos frequentados, para pedir ajuda na busca e resgate o mais rápido possível. É importante observar se o pequeno não foi para a água. São algumas orientações que passamos para que todos possam ter uma brincadeira tranquila e dias de praia com alegria.

Outra orientação importante é que as crianças devem ser alertadas a procurar um guarda-vidas ou policial caso se percam. Já a pessoa que encontrar um menor perdido deve procurar as autoridades presentes na praia.

Também é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho, até às 17h, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis dentro e fora d’água, evitando desaparecimentos e risco de afogamento. Quem não tem muita habilidade na água ou até mesmo não sabe nadar, deve evitar ir para a parte mais funda do rio, preferindo a área mais rasa. E quem vem à praia, deve vir para se divertir e ter moderação com bebida alcoólica.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação