O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou, nesta quarta-feira (02), o balanço da operação ‘Mês do Consumidor’, que resultou na verificação de 10.202 itens comercializados em Manaus e Região Metropolitana.

Operação “Mês do Consumidor” do Ipem-AM resulta em apreensões e multas em Manaus. Foto: Divulgação/Ipem-AM.
A ação teve como foco a inspeção de balanças comerciais em supermercados, feiras, além de produtos essenciais para a segurança doméstica, como panelas de pressão, escadas metálicas, fogões a gás e alimentos pré-embalados. Durante a operação, 373 itens foram apreendidos e reprovados, e cinco estabelecimentos foram notificados. O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destaca a importância da operação para garantir a qualidade e a segurança dos produtos comercializados, além de assegurar que o consumidor pague efetivamente pelo que está adquirindo.
- Projeto oferta cursos a mulheres vítimas de violência doméstica em Parintins
- Arquidiocese de Manaus inicia preparativos para a Festa de Pentecostes 2025
A ação foi realizada pelos setores de Pré-medidos e pelos departamentos de Metrologia Legal (Demel) e de Avaliação da Conformidade (Dconf). Os cinco estabelecimentos notificados terão um prazo de dez dias para apresentar defesa, podendo ser penalizados com multa que varia de R$ 500 a R$ 1,5 milhão.
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar.