Operação Maria da Penha da Polícia Civil cumpre 17 dos 31 mandados expedidos

A Operação Maria da Penha foi deflagrada no dia 20 de agosto e encerrou nesse dia 20 de setembro. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país com o objetivo de combater a violência doméstica contra a mulher.

No Amazonas, foram expedidos 27 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão. Desse total, ao longo de um mês foram cumpridos 17 mandados, sendo 13 de prisão.

De acordo com a delegada Débora Mafra, titular da especializada em violência contra a mulher, as buscas e investigações vão continuar.

Além da Polícia Civil, a operação contou com apoio da Polícia Militar e agentes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

A comandante da Ronda Maria da Penha, Capitã Clésia Franciane, explica que após a concessão de medidas protetivas, cabe à Ronda fazer a fiscalização para garantir que o agressor cumpra a determinação. São duas viaturas da Polícia Militar para acompanhar quase 200 mulheres em toda a cidade de Manaus.

 

Durante o período de operação, a Ronda Maria da Penha fiscalizou 114 medidas protetivas na cidade de Manaus. No interior do Estado, não há informações. A delegada Débora Mafra reforça a importância da assistência psicológica e social às vítimas de violência doméstica após as agressões.

O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, Sapem, é a porta de entrada para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência nas delegacias, com atendimento psicossocial, atendimento social, psicológico e orientação jurídica. Manaus possui 4 unidades. As mulheres em situação de risco iminente são encaminhadas para uma Casa Abrigo.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar