A Polícia Civil deflagrou, na noite desse sábado, em todas as zonas de Manaus, a operação “Lei Seca”, que resultou no fechamento de 79 bares e restaurantes.
A ação teve o objetivo de fiscalizar as restrições da venda e consumo de bebidas alcoólicas, decretadas pela portaria conjunta nº 859/2020 do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, no âmbito do segundo turno da eleição municipal de Manaus, realizado neste domingo.
Segundo o delegado-geral adjunto, Tarson Soares, cerca de 35 viaturas e mais de 90 policiais civis participaram da ação policial. A operação foi deflagrada de forma integrada, com um delegado coordenando os trabalhos policiais em cada zona da cidade.
No decorrer da operação, apesar de terem sido fechados 79 estabelecimentos que estavam descumprindo o decreto, não houve maiores incidentes e, por isso, nenhum Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado. As zonas norte e leste foram as que tiveram maior incidência de bares em funcionamento.
Neste domingo, todos os 30 Distritos Integrados de Polícia estão funcionando de 7h às 17h, e assim como no 1º turno do pleito, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos, localizada nas dependências da Delegacia Geral, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital, é a base de atendimento para procedimentos eleitorais, de crimes de menor potencial ofensivo e registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência.
Após encaminhamento à DERCC, a autoridade policial determina a lavratura do TCO, com a liberação do autor em seguida, desde que este assuma o compromisso de comparecer ao juiz eleitoral. Todas as prisões em flagrante delito de crimes eleitorais serão encaminhadas para a Polícia Federal.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/SSP-AM