De janeiro até abril de 2021, foram registradas 451 ocorrências de furtos de fios de telefonia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Pelo menos 43 infratores acusados de cometer o delito já foram presos e uma operação foi deflagrada, nessa quarta-feira (30), para tentar coibir furtos de outros itens públicos, como tampas de bueiros.
A ação denominada “Hefesto” é realizada em parceria com a Prefeitura e também são alcançadas empresas privadas, segundo o Secretário de Segurança Pública Louismar Bonates.
“As empresas de telefonia, de luz e água tem sofrido, constantemente, com fruto de cabos elétricos, fios elétricos, tampas de bueiros, que muitas vezes os carro dos cidadãos são danificados por causa disso”, afirmou.
Durante o primeiro dia de operação, 32 estabelecimentos foram vistoriados pelos policiais e agentes de fiscalização de diversos órgãos municipais e estaduais. Cerca de 1 tonelada de fios de cobre foram recolhidos para averiguação. 23 estabelecimentos foram interditados por diversas irregularidades.
Ao todo, oito pessoas foram conduzidas aos Distritos Integrados de Polícia por não apresentarem documentos que comprovem a origem dos fios de cobre e outros produtos, como baterias de equipamentos de telefonia e tampas de bueiro. Um inquérito policial foi aberto para apurar o suposto crime de receptação. Entre os alvos de fiscalização, estão empresas do segmento de metalurgia e sucatas.
Ouça a reportagem:
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / SSP