A operação é uma ação integrada entre a União, os estados e municípios para a proteção do meio ambiente. Um investimento de R$60 milhões do Governo Federal. De agosto até o início de novembro foram apreendidas 120 máquinas e 5 mil metros cúbicos de madeira, além de mais de mil animais. Nestes três meses de existência da operação 16,5 mil incêndios florestais foram combatidos em 11 estados dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Inicialmente voltada para o combate a incêndios florestais, a Operação Guardiões do Bioma será ampliada para combater o desmatamento ilegal, anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O efetivo da operação receberá reforço com a ampliação desta ação. Atualmente cerca de 8 mil bombeiros e policiais militares agem nos três biomas, 1,8 mil viaturas e mais de 100 embarcações. A operação possui apoio de 11 aeronaves de asa fica e 13 helicópteros. Agora, a intenção é que a operação possa responsabilizar e punir quem destrói o meio ambiente e eliminar as organizações criminosas, juntamente com a Polícia Federal.
De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, os estados com maior eficácia da Operação Guardiões do Bioma são Pará e Mato Groso do Sul, onde 91% dos focos foram controlados e o Amazonas com 81%.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação