O primeiro paciente transferido do estado de Rondônia ao Amazonas, por meio da “Operação Gratidão”, recebeu alta do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz nesta segunda-feira.
Silvano Oliveira, 42 anos, chegou ao Amazonas na última sexta-feira. Ele foi encaminhado à unidade de saúde referência no tratamento da doença, onde recebeu suporte da equipe médica.
Segundo o paciente, durante os primeiros dias da doença, ainda em Porto Velho (RO), houve dificuldade em conseguir atendimento por conta da superlotação nos hospitais do estado.
“Eu vim de uma realidade onde, das três vezes que bati no posto de saúde, eu tinha que esperar alguém morrer para poder receber atendimento. Então desde o primeiro momento que eu fui atendido no avião para vir pra cá, a realidade já era outra. As pessoas davam palavras de otimismo e diziam que eu ia conseguir voltar”, diz Silvano.
A previsão é de que o paciente retorne para seu estado de origem ainda na noite desta segunda-feira. Na saída do hospital, Silvano foi recebido pela prima, Núbia Oliveira, que mora na capital amazonense.
Operação – Iniciada no último dia 15 deste mês, a Operação Gratidão foi criada como uma forma de retribuir a solidariedade prestada por outros estados da federação, durante o pico da pandemia no estado nos primeiros meses do ano.
Até o momento, já são 27 o número de pacientes transferidos ao Amazonas, por meio da operação para dar continuidade ao tratamento contra a Covid-19.
Fonte: Secom
Imagem: Arthur Castro/ Secom