‘Operação Gratidão’: AM vai enviar parte de cilindros recebidos de doações para outros estados

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou nesta quinta-feira, mais uma fase da “Operação Gratidão”, que vai retribuir a outros estados a ajuda dada ao Amazonas durante o pico da pandemia no início deste ano. A nova etapa consiste no recolhimento de cilindros de oxigênio doados para serem enviados a estados que atualmente enfrentam escassez do insumo no atendimento a pacientes com Covid-19.

O primeiro estado a solicitar ajuda de oxigênio foi o Paraná. Diante do pedido, o Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde) da SES-AM identificou 200 cilindros de 10 metros cúbicos doados ao Estado que podem ser emprestados.

“Fizemos verificação in loco junto às unidades de saúde, a verificação desse quantitativo de cilindros de oxigênio disponíveis para a ‘Operação Gratidão’. Diante disso, fizemos parceria com a Polícia Militar e hoje vamos iniciar esse movimento da ‘Operação Gratidão’ enviando esses cilindros de oxigênio para o estado do Paraná”, destacou o secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta.

As unidades que disponibilizaram cilindros foram o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, SPA Coroado, o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), o HPS 28 de Agosto, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Gerência de Patrimônio (Gepat).

Segundo o secretário executivo, a realização da “Operação Gratidão” só está sendo possível devido ao equilíbrio entre a demanda, e o consumo atual de oxigênio no estado é de 18 mil metros cúbicos por dia.

Operação – Iniciada na última terça-feira, a “Operação Gratidão” envolve outras ações, como o compartilhamento dos protocolos de remoção de pacientes desenvolvidos pelas equipes da SES-AM e do Governo Federal na operação, que transferiu 542 pacientes com Covid-19 para outros estados.

Fonte: SES-AM

Fotos: Lucas Silva/Secom