O Ministério Público e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta sexta-feira (9), a Operação Garimpo Urbano, em Manaus, no interior do Estado e no Pará.
A operação visa combater a ação de agentes públicos ligados a órgão da cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), supostamente envolvidos na subtração de expressiva quantidade de ouro, após o monitoramento e abordagem de transportadores.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão. Os dados obtidos com as diligências serão divulgados, na tarde de hoje, durante coletiva de imprensa.
Em nota, A Secretaria de Segurança Pública informou que o secretário, coronel Louismar Bonates, determinou à Corregedoria-Geral a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar para julgar a permanência dos envolvidos nos quadros do sistema de segurança.
A SSP-AM está à disposição dos órgãos responsáveis pela investigação para contribuir com informações necessárias para a completa elucidação das suspeitas
O Governo do Amazonas também se manifestou por meio de nota e informou que os agentes públicos estaduais alvos da operação serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.
O Governo ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.
Fonte: Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal