Operação fecha estabelecimentos que não estavam autorizados a funcionar, em Manaus

Nove estabelecimentos foram fechados por descumprimento do decreto estadual, que proíbe a abertura de bares e casas noturnas em razão do novo coronavírus. A ação ocorreu nas zonas norte, leste, sul e centro-sul da cidade, na noite desta sexta-feira, 03/07.

Durante a ação, 38 estabelecimentos foram visitados. Além dos fechamentos, doze bares foram autuados, seis notificados pelos órgãos que integram a Central Integrada de Fiscalização (CIF) e houve três autuações de trânsito.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar, Fábio Honda, que coordenou a operação integrada entre vários órgãos, explicou como foi realizada a notificação. “A notificação do Corpo de Bombeiros foi por ACPS vencido, que é o Auto de Conformidade de Processo Simplificado, sendo verificado que está vencido esse Auto, o estabelecimento é notificado e o responsável tem cinco dias para se regularizar. Não regularizado, é multado. Permanecendo no erro, não pagamento da multa, é interditado”, disse.

Com duas equipes divididas por áreas, a CIF iniciou a ação por volta das 19h e terminou meia-noite. No Centro, zona sul de Manaus, uma casa de show foi fechada. Já no Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, um bar foi interditado. Nos locais, havia intensa aglomeração.

Neste sábado, 4/7, a operação da CIF vai fiscalizar flutuantes localizados na área do Tarumã, zona Oeste. A operação acontece até domingo, 5/7, com a participação de órgão municipais e estaduais.

Os estabelecimentos autuados terão até três dias para apresentar defesa. Se não houver a justificativa, serão multados e o valor depende do que for analisado no processo, ainda conforme informações do tenente-coronel.

Com informações de assessorias

Foto: Carlos Santos/SSP-AM