A Polícia Federal encerrou neste sábado (2/9) a Operação Draga Zero, com a inutilização de 302 balsas de garimpo que estavam atuando de forma ilegal no Rio Madeira. Policiais federais, com o apoio do Ibama, percorreram 1500 km no Rio Madeira, passando pelos municípios amazonenses de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré, com o objetivo de combater os crimes de garimpo ilegal cometidos na localidade.
A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos, na região de Manicoré/AM. Segundo a PF, é a maior destruição de infraestrutura de garimpeiros já feita no país.
Pelas redes sociais, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre a operação e disse que o Governo Federal “está zelando pelo cumprimento das leis em favor das atuais e futuras gerações”.
Com informações da Polícia Federal no Amazonas
Fotos: Polícia Federal
Leia também:
- Em Apuí, projeto “Reclica, Galera” destina mais de meia tonelada de materiais para a reciclagem
- PF diz que inquérito sobre queda de ponte na BR-319 ainda está na fase de instrução