Operação destrói 17 dragas de garimpo ilegal no Vale do Javari

Desde o dia 22 de abril, a atuação intensiva dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Vale do Javari, resultou na destruição de 17 dragas de garimpo e quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação de recreio anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros na região.

Operação destrói 17 dragas de garimpo ilegal no Vale do Javari. Foto: Divulgação PC – AM.

A operação é uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal no rio Jandiatuba e seus afluentes, com o objetivo de proteger comunidades indígenas isoladas, populações ribeirinhas e o ecossistema amazônico. Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, também foram apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de celulares. O material será encaminhado à Polícia Federal para subsidiar investigações que buscam desmantelar redes criminosas envolvidas na mineração ilegal.

As operações no rio Jandiatuba fazem parte de uma ação conjunta do Ibama, da Polícia Federal (PF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e continuarão por tempo indeterminado.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto