A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou, neste domingo (14), a sétima operação de transbordo de resíduos retirados da orla do Rio Negro e de igarapés, acumulados ao longo de 30 dias.

Operação da Semulsp remove lixo do Rio Negro e reforça importância do descarte correto e da coleta agendada. Foto: Divulgação Semulsp.
A ação tem como objetivo evitar que o lixo se espalhe pelos rios e garantir o destino correto dos resíduos. Segundo o coordenador de limpeza dos rios da Semulsp, Marlon Chagas, o trabalho é contínuo e envolve dedicação das equipes e o apoio das comunidades ribeirinhas.
“É um trabalho do mês inteiro, removendo o lixo de dentro do igarapé e fazendo coleta nas comunidades rurais, estendendo a ação até o Rio Ipueiras. Também atendemos aldeias indígenas, que não podem queimar nem enterrar o lixo. Com as fortes chuvas, o lixo pode ser arrastado para o Rio Negro. Por isso, instalamos redes de contenção, cercamos o material com botes, transportamos para a balsa e damos o destino correto, que é o aterro sanitário.”
Leia também: Justiça determina retomada imediata do transporte público após nova paralisação em Manaus
De janeiro a julho, as operações de transbordo retiraram 2.037 toneladas de resíduos. Para combater o descarte inadequado, a Prefeitura de Manaus oferece à população 44 postos de entrega voluntária de materiais recicláveis espalhados por todas as zonas da cidade. Marlon Chagas reforça a importância do engajamento da população no descarte correto do lixo.
“Fazemos um apelo a toda a população: cuidem do lixo. É fundamental colocá-lo no horário correto, armazená-lo adequadamente e não descartar geladeiras, fogões ou outros objetos na rua ou nos igarapés. Isso polui e destrói a natureza.”
Além dos pontos de coleta, a Prefeitura oferece coleta domiciliar de grandes objetos, como móveis e eletrodomésticos. O serviço pode ser solicitado por agendamento prévio pelos telefones (92) 98415-9563 ou 98459-5618.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Com informações da Assessoria de Imprensa.