Operação do Procon Manaus apreende 21 canetas irregulares para emagrecimento

Nessa quinta-feira (5), o Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou uma operação para combater a comercialização irregular de medicamentos à base de Tirzepatida, conhecidos como “Mounjaro”.

Como resultado da operação, foram apreendidos 21 produtos, sendo 19 seringas fracionadas, sem identificação, rótulos ou descrição; uma ampola de Lipoless e uma ampola de Tirzepatida, comercializadas de forma clandestina, sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foi solicitada a exclusão do vídeo publicado nas redes sociais que promovia a comercialização irregular do produto, conteúdo que motivou a fiscalização conjunta.

A presidente do órgão, Onilda Abreu, destacou o caráter preventivo da fiscalização e alertou a população sobre os riscos da aquisição desses produtos de forma irregular.

Viemos com o delegado, fizemos a apreensão desses medicamentos que estão sendo comercializados de forma irregular, medicamentos contrabandeados, infelizmente. Essa operação vai continuar e é um alerta que fazemos para a população de Manaus: não adquira, por meio de redes sociais ou grupos de WhatsApp, sem prescrição médica, qualquer medicamento, especialmente os que estão ‘na moda’, como os produtos emagrecedores, pois isso representa um dano grandioso à saúde, afirmou.

O estabelecimento foi autuado por práticas que violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre elas: comércio de medicamentos em desacordo com normas expedidas pelos órgãos sanitários competentes; publicidade abusiva, ao ofertar medicamentos de forma irregular e induzir o consumidor a comportamento prejudicial à saúde ou segurança; não emissão de nota fiscal; e ausência de exemplar do CDC.

A população deve desconfiar de ofertas de medicamentos divulgadas nas redes sociais e denunciar práticas irregulares por meio dos canais oficiais: Disque 151 ou WhatsApp (92) 98802-3893.

Com informações da assessoria

Fotos: Antonio Pereira/Semcom

  • Sakuratoto