Operação Cheia 2025: Defesa Civil leva ajuda humanitária a mais de 700 comunidades ribeirinhas

Em três meses de atuação, a Operação Cheia 2025 alcançou 704 comunidades ribeirinhas com ajuda humanitária. Coordenada pela Defesa Civil do Amazonas, a ação foi iniciada em 16 de abril para reduzir os impactos da cheia na população.

Operação Cheia 2025: Defesa Civil leva ajuda humanitária a mais de 700 comunidades ribeirinhas em três meses. Foto: Divulgação/Defesa Civil.

De acordo com o secretário da Defesa Civil, Coronel Francisco Máximo, foram enviadas 580 toneladas em cestas básicas, 2.450 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam), atendendo 18 municípios.

Atualmente, 133.711 famílias foram afetadas. Dos 62 municípios, 42 estão em Situação de Emergência, 13 em Alerta, um em Atenção e seis em Normalidade. As nove calhas de rios do estado já iniciaram o processo de vazante. A Defesa Civil também atua com ações preventivas e monitoramento constante.

A operação continua com foco na assistência imediata e já acompanha os indicadores da estiagem, com monitoramento reforçado para minimizar os impactos nos próximos meses.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto