As apreensões aconteceram em uma região de preservação permanente dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, perto do município de Maraã, na região do Médio Solimões, interior do Amazonas. No local, os agentes do Ibama apreenderam mais de meia tonelada de pescado ilegal. Entre os peixes estão espécies que tem a captura proibida como o pirarucu manejado. O Ibama também confiscou mais de cem quilos de carne de animais silvestres que seriam comercializados na sede do município de Maraã, como explica Cícero Furtado, coordenador da operação.
Além do pescado ilegal e da carne de caça, os agentes ambientais ainda apreenderam quatro embarcações, redes de pesca e outros materiais usados na captura dos animais em áreas de preservação permanente. As ações fazem parte da Operação Banzeiro que tenta coibir crimes ambientais no Amazonas., afirma Raimundo Romani, que é Gestor ambiental.
A operação Banzeiro segue nos rios e lagos em todas as regiões do Amazonas. O objetivo é combate as agressões à natureza, o desmatamento e a pesca e caça ilegais no Estado.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet