Em apenas oito dias, de 11 e 18 de julho, a primeira fase da operação Aceiro 2022 registrou 195 focos de calor no estado. Coordenada pelo Corpo de Bombeiros, e realizada em parceria com a Força Nacional e brigadistas florestais, a operação conta com o apoio de 255 homens atuando no combate às ocorrências no interior, especialmente, no sul do Estado. O chamado “Arco do Fogo” inclui os municípios de Apuí, Lábrea, Canutama, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, base da operação. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, deu detalhes da ação integrada. A consciência ambiental continua sendo fator importante.
O comandante orienta sobre os perigos dos incêndios em vegetação, especialmente, neste período de estiagem. Atualmente, os cinco primeiros municípios do interior que apresentam o maior número de focos de calor neste mês de julho são: Humaitá, seguido de Tapauá, Lábrea, Apuí e Autazes.
Neste ano, a Operação Aceiro conta com o apoio de brigadistas que foram treinados pelo Corpo de Bombeiros. Por meio de um projeto de cooperação financeira entre Brasil/Alemanha, através do banco alemão KFW, os combatentes foram equipados com equipamentos de proteção, além de receberem remuneração que passa de R$ 2 mil.
A instituição financeira entregou 5.127 conjuntos de kits de combate a incêndio para 12 municípios, que incluem, entre outros materiais, botas sete léguas, protetor auricular, capacete, luva de vaqueta, mochila, terçado com bainha, motosserra e máscara facial.
“As pessoas devem atentar para o período de estiagem. Qualquer pequeno incidente pode se transformar num grande incidente e é importante que nós tenhamos cuidados para evitar os grandes incêndios”, reforçou o comandante do CBMAM. Em casos de emergência, o telefone 193 do Corpo de Bombeiros funciona 24 horas.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Bombeiros do Amazonas