Oferta da vacina BCG será centralizada em 4 unidades da rede municipal a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai centralizar a oferta da vacina BCG em quatro unidades de saúde da rede municipal, que atendarão em dias específicos, de 7h às 13h.

A medida tem o objetivo de evitar a perda de doses já que um frasco da vacina contém 10 doses com validade de apenas seis horas, depois de aberto.

“Já adotamos a política de concentração da oferta em poucas unidades, mas estamos reforçando a estratégia de otimização em razão de comunicado do Ministério da Saúde sobre a disponibilidade limitada deste imunobiológico no país”, explica a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo.

A vacina BCG é indicada para recém-nascidos e desde 1977 faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo obrigatória a sua administração nas crianças. O imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a meta é que a vacina chegue a, no mínimo, 90% do público-alvo.

Em Manaus, as maternidades públicas aplicam a vacina até 24 horas após o nascimento. Já os bebês nascidos em maternidades particulares devem ser levados a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal para receber o imunizante, ou retornar à maternidade onde nasceram, caso haja oferta do serviço por agendamento.

Todas as maternidades públicas da capital mantêm a vacinação de rotina em bebês, com atendimento diário aos nascidos na unidade, à exceção do hospital Chapot Prevost, na zona Leste, onde o serviço é agendado. Na rede privada, as maternidades Samel e Unimed também realizam agendamento e recebem as doses da Semsa para atender os bebês nascidos em suas unidades.

Segundo Aldeniza, o comunicado do Ministério da Saúde sobre a disponibilidade reduzida da vacina foi feito via ofício emitido em abril, onde o órgão informa sobre a dificuldade para aquisição do imunobiológico.

Atendimento

Os pais de bebês que não tenham sido vacinados com a vacina BCG nas maternidades após o nascimento devem observar o novo funcionamento das unidades com oferta da vacina.

A UBS Leonor Brilhante, na zona Leste, passa a disponibilizar a BCG às segundas-feiras; a UBS Armando Mendes, na zona Norte, às quartas-feiras; a UBS Mansour Bulbol, na zona Oeste, às quintas-feiras; e a Policlínica Castelo Branco, na zona Centro-Sul, às sextas-feiras. Todas atenderão de 7h às 13h.

Na área rural, a estratégia é diferenciada, com a realização de busca ativa das crianças ainda não vacinadas, que passa a ser feita todas as terças-feiras nas calhas dos rios Negro e Amazonas.

Além dos recém-nascidos, a vacina é recomendada para as pessoas que tiveram contato permanente e prolongado com alguém que recebeu o diagnóstico de hanseníase, conforme avaliação de doses anteriores.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa