Obra da Base Arpão II chega a 65% de execução e deve ser entregue até o fim do ano

A Base Fluvial Arpão II será alocada na calha do Rio Negro (Foto Divulgação)

A Base Fluvial Arpão II será alocada na calha do Rio Negro (Foto Divulgação)

A obra da nova estrutura da Base Fluvial Arpão II avançou e alcançou 65% de execução. A embarcação está passando por um processo de adequação no estaleiro Juruá, localizado no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, distante a 27 quilômetros da capital amazonense.

A Base Arpão II também será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP. A nova estrutura fluvial vai ser integrada à Base Arpão, ancorada no município de Coari, integrando os pontos que dão apoio as ações da operação Hórus, no Amazonas.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas – GGIF, capitão Diego Magalhães, esteve, na manhã dessa terça-feira 06/12, vistoriando a obra. Ele destacou alguns ajustes que foram feitos na estrutura.

De janeiro a outubro de 2022, a embarcação que opera em Coari, apreendeu cargas ilícitas estimadas em R$ 34 milhões. Foram armas, drogas, madeira ilegal e produtos decorrentes de contrabando, gerando grande prejuízo ao crime organizado. Mensalmente, mais de 170 agentes da Segurança Pública desembarcam na Base Arpão para atuar na operação durante 30 dias. O capitão afirma que até o fim deste ano a estrutura será entregue.

A nova base será alocada na calha do rio Negro, em uma localização ainda não definida, com o objetivo de combater o narcotráfico na região.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar