Obesidade atinge 23% no público idoso brasileiro, aponta pesquisa

Obesidade – Uma estimativa do Censo Demográfico de 2022 indica que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população do Brasil. No âmbito da saúde, pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais apontou que a prevalência de sobrepeso entre os idosos aumentou de 53% para 61,4%, já a de obesidade de 16,1% para 23%. Os dados foram divulgados no final de 2021 e acenderam um alerta quanto a este problema de saúde pública que também afeta a 3ª idade.

A obesidade pode trazer sérias consequências para a saúde dos idosos, como a aceleração de doenças degenerativas. O ideal é que este público cuide do corpo para ter uma velhice saudável. De acordo com a nutricionista e gerontóloga da Secretaria de Saúde do Amazonas, Maria Alice de Albuquerque, a maior causa do problema é a diminuição no ritmo das atividades diárias associada a má-alimentação.

A prática de atividade física supervisionada e uma dieta saudável são maneiras simples e eficazes para prevenir o ganho excessivo de peso. Luís Martins, de 90 anos, segue essa dica. Ele realiza caminhada diariamente e faz exercícios supervisionados duas vezes por semana.

É comprovado cientificamente que a atividade física proporciona maior força, vigor e liberdade de movimento. Além de ser uma forma de fortificar os ossos e músculos. Chagas Barbosa, de 76 anos, é um exemplo. Ele caminha 6km por dia e frequenta academia.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Lucas Silva e Arquivo/ Secom