
O melhor remédio para curar a dor de uma família ferida é o perdão, afirma o Papa Francisco
O Papa Francisco divulgou nesta semana uma mensagem em vídeo com a intenção de oração para o mês de março, dedicada às famílias em crise. O tema é especialmente relevante na sociedade atual, onde o número de separações e divórcios já ultrapassa o de casamentos em muitos países. b
Em seu vídeo, o Papa destaca a importância do perdão como um remédio poderoso para curar as feridas emocionais dentro das famílias.
“Perdoar significa dar uma nova oportunidade. Deus faz isto conosco o tempo todo. A paciência de Deus é infinita: Ele perdoa-nos, levanta-nos, faz-nos começar de novo. Mesmo quando não é possível o ‘final feliz’ que gostaríamos, a graça de Deus nos dá força para perdoar e traz paz, porque liberta da tristeza e, sobretudo, do ressentimento.”
Quando as feridas familiares se tornam profundas, Francisco propõe o perdão como o caminho para a cura. “O melhor remédio para curar a dor de uma família ferida é o perdão”, afirmou o Papa, destacando que o perdão oferece uma nova chance para reconstruir relacionamentos e renovar os laços familiares.
“Rezemos para que as famílias divididas encontrem no perdão a cura das suas feridas, redescobrindo, até nas suas diferenças, as riquezas de cada um.”
Em sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia, ele observa que, com o apoio adequado e a ação da graça, muitas crises matrimoniais podem ser superadas de maneira satisfatória. O perdão, segundo o Papa, permite às famílias redescobrir as riquezas de cada um, aprendendo a ser felizes de uma maneira nova.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar