No mês dedicado ao meio ambiente, um assunto volta à tona: o da conservação ambiental atrelada a saúde do homem. O desequilíbrio ambiental está ligado, por exemplo, ao aparecimento de doenças como a Covid-19 e a leptospirose. A subsecretária de Gestão da Saúde de Manaus, Aldeniza Araújo, destaca que meio ambiente e promoção da saúde devem andar lado à lado.
Algo é certo, qualquer dano ou falta de zelo pelo meio ambiente provoca prejuízos à saúde pública. É o caso da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aigypti. De acordo com dados do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, dos 3657 casos da doença registrados no Estado em 2022, Manaus foi a cidade que mais teve notificações, com 1013 registros. Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira, a conscientização é uma das ferramentas para combater os problemas destes segmentos que estão interligados.
Pensando em promover uma harmonia entre o meio ambiente e a saúde coletiva, Manaus realizou a 1ª Mostra Sustentável Manaus Verde com a proposta de promover o intercâmbio de boas práticas ambientais, com exposição de serviços e produtos relacionados ao cuidado com o meio ambiente. O evento conta com a participação de órgãos públicos, além de empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino ligadas às boas práticas sustentáveis. Para o titular da Semmas, Antônio Stroski, a iniciativa foi oportunidade de mostrar à população os meios sustentáveis de produtos e serviços que colaboram para a preservação do espaço que vivemos.
O equilíbrio ambiental contribui com o bem-estar social e com uma sociedade mais saudável, onde a convivência gera harmonia nas relações constituídas.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Carolina Gonçalves/ Agência Brasil
Marcelo Camargo/ Agência Brasil