O Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi) foi entregue nesta terça-feira (20/06), no Shopping ViaNorte, bairro Monte das Oliveiras. A medida integra a programação alusiva ao Junho Violeta, campanha de combate à violência contra este público. A nova unidade é Administrada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e oferece atendimentos psicossociais, recebe denúncias e faz orientações e encaminhamentos para a rede de proteção da população idosa.
Manaus registra até maio deste ano, 3.568 casos de violência contra a pessoa idosa. Os crimes mais comuns são furtos, extorsões, sequestros e ameaças. No país, a faixa etária mais afetada pela violência é de 70 a 74 anos, sendo as mulheres a maioria entre as vítimas. São mais de 49 mil violações de direitos e seis mil denúncias até o início de junho, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, relembra que estamos no Junho Violeta, mês alusivo de combate à violência contra a pessoa idosa e que a expansão do serviço faz parte do calendário planejado pela pasta. “A Sejusc fez um estudo e viu que há um alto índice de violência nas zonas norte e leste, então nós começamos a descentralizar esse serviço iniciando com o Cipdi aqui no PAC ViaNorte e, posteriormente, teremos em outros PACs também”.
Laudos e relatórios psicossociais elaborados por profissionais do centro ajudam a embasar investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que atua para mediar conflitos, pois muitas vezes o idoso não identifica que é vítima de violência ou não quer denunciar por ocorrer no âmbito familiar, como explica a secretária executiva da Pessoa Idosa, Anne Alves.
“Essa equipe psicossocial do Cipdi atua mediando esse conflito, fazendo com que esse idoso e essa família entendam como é esse processo de envelhecimento, porque envelhece o físico e psíquico e muitas vezes nem o idoso, nem a família estão preparados para lidar, então a equipe do Cipdi, que é de responsabilidade da Sejusc, faz esse trabalho para que não criminalize, para que a gente não possa judicializar uma ação”, frisa a secretária executiva.
A violência contra idosos é um crime que tem aumentado no Brasil. Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, de janeiro a maio deste ano, houve um aumento de 106% de violações físicas contra pessoas idosas em comparação com o ano anterior.
A campanha Junho Violeta faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.
No Amazonas, a programação do mês foi aberta com um culto ecumênico promovido pela Sejusc no Palácio Rio Negro, em Manaus, no dia 1º. Blitzes de conscientização, operações policiais e atividades de lazer, cidadania e empreendedorismo estão sendo promovidas pela Sejusc, com um calendário que segue até o dia 30 de junho.