Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o número de municípios com mais eleitores que habitantes aumentou na comparação com o cenário nas últimas Eleições. Desta vez, são 493, 8,8% das cidades. Em 2018, quando 308 cidades registraram essa inversão, o aumento foi de 60%.
O estudo foi feito a partir do cruzamento de dados da base de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a população oficial calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estado com o maior número em termos percentuais é Goiás, seguido do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
De forma proporcional, a cidade que lidera a lista de municípios com mais eleitores do que habitantes é Severiano Melo (RN). Lá, segundo estimativa do IBGE, são 2.088 habitantes, já os dados do TSE apontam 6.482 eleitores aptos a votar, o número é três vezes maior que a quantidade de habitantes.
Em números absolutos, na liderança da lista com mais eleitores que habitantes está o município pernambucano de Cumaru. Conforme o IBGE, ele possui 10.192 moradores, já o TSE aponta que há na cidade 15.335 cidadãos aptos a votar este ano.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil