Número de franquias e empresas brasileiras cresce no mercado internacional

franquias

O setor faturou R$ 63,8 bilhões nos últimos três meses de 2022 (Imagem Divulgação ABF)

As franquias brasileiras avançaram 14,3% no mercado internacional, faturando mais de R$ 211 bilhões, no ano passado, segundo um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. O levantamento mostrou, ainda, que o número de empresas do Brasil, com operações internacionais, também, cresceu, subindo de 183, em 2021, para 213, em 2022, registrando alta de 16%. Isso refletiu no aumento do número de países que passaram a comercializar as marcas nacionais, que foram de 114, para 126 nações, de um total de 193 em todo o mundo.

Os dados refletem o melhor desempenho do segmento nos últimos três anos, com 8 trimestres de crescimento seguidos. O faturamento do setor atingiu a casa dos R$ 63,8 bilhões, apenas nos últimos três meses de 2022. O economista, Altamir Cordeiro, ver os números como uma oportunidade de expansão da indústria nacional.

O especialista ressalta que os índices positivos revelam a satisfação do consumidor estrangeiro.

Dentre os parceiros comerciais, onde há maior predominância das empresas brasileiras, estão os Estados Unidos, que concentra 78 empresas; seguido de Portugal, com 56; o Paraguai, com 46; a Bolívia, com 27; e a Colômbia, com 23. As atividades que mais se destacam, são as de Hotelaria e Turismo, com 24,5% de atuação; Saúde, Beleza e Bem Estar, com 21,5%; e Alimentação, também, com 21,5%.

Cordeiro destaca que há forte demanda internacional para os produtos do Brasil.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar