
Novos radares de fiscalização eletrônica entram em operação em Manaus
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou nesta terça-feira, 1º de julho, a operação de 20 novos equipamentos de fiscalização eletrônica em diversas áreas da cidade. Ao todo, são 13 radares fixos, cinco para avanço de sinal vermelho e duas lombadas eletrônicas.
Os novos radares estão posicionados em vias estratégicas com alto índice de acidentes e excesso de velocidade, como as avenidas Coronel Teixeira, Santos Dumont, Nilton Lins, Torquato Tapajós e Avenida das Torres.
Já as lombadas eletrônicas foram implantadas nas avenidas Efigênio Sales e Rodrigo Otávio, áreas com histórico de tombamentos de carretas, como explica o Diretor Presidente do IMMU, Arnaldo Flores.
Para marcar o início da operação, o IMMU realizou uma ação educativa na manhã desta terça-feira, na avenida a Codajás, no bairro de Petrópolis, zona Sul. Durante a blitz, educadores de trânsito abordaram motoristas e distribuíram materiais informativos sobre os perigos do excesso de velocidade.
Segundo o IMMU, as infrações registradas pelos novos radares poderão ser contestadas em até três instâncias: inicialmente junto ao próprio instituto, depois em recurso no órgão municipal e, por fim, no Conselho Estadual de Trânsito (CENTRAN).
A instalação dos equipamentos foi baseada em estudos técnicos e estatísticos que identificaram os locais com maior incidência de acidentes.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar