Construção do novo Porto da Manaus Moderna é tema de audiência pública na Aleam

Com investimento estimado entre R$ 700 e R$ 800 milhões, o projeto prevê uma estrutura moderna que promete transformar a logística portuária no Centro de Manaus. O edital de licitação já foi publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A nova instalação, chamada tecnicamente de IP4 (Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte), pretende substituir e expandir o atual porto da Manaus Moderna. Entre os itens previstos no anteprojeto estão dois terminais de carga, um terminal de passageiros, aterro para ampliação da área, guaritas e espaços de apoio com restaurantes.

O projeto e a obra foram alvos de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas. A iniciativa proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), debateu e buscou soluções para a obra, considerada de importância estratégica para o desenvolvimento econômico, social e logístico da capital amazonense.

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado, esteve presente e destaca que a construção do novo porto representa um avanço estratégico para a infraestrutura logística de Manaus, com melhorias no escoamento da produção, mobilidade urbana da região portuária e nas condições de trabalho daqueles que atuam na área, bem como contribuir para o turismo.

Participaram da audiência representantes do Governo do Estado, Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura e Câmara Municipal de Manaus, Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Marinha do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal de Manaus, Associação dos Feirantes da Manaus Moderna e a classe trabalhadora da Feira da Manaus Moderna.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Dnit

  • Sakuratoto