A Prefeitura de Manaus inicia hoje, a partir de 9h, um novo ciclo de agendamento eletrônico para castração de cães e gatos pelo sistema “CCZ Cidadão” (http://ccz.manaus.am.gov.br), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.
De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Raiva Humana e Animal do CCZ, Jhonata Calheiros, vão ser realizadas 706 castrações em setembro, incluindo vagas para cirurgias, suspensas por causa da pandemia da Covid-19, mas que, com o retorno da oferta do serviço no início de agosto, estão sendo retomadas de acordo com a capacidade mensal de atendimento.
O agendamento para a castração no CCZ Cidadão é feito mensalmente, com a disponibilização das vagas no sistema para o mês seguinte. Já as vagas para cirurgias que foram suspensas no início da pandemia estão sendo remarcadas, por meio de contato telefônico com o tutor do animal. As vagas são distribuídas, pela manhã e tarde, nos dias úteis de cada mês.
Agendamento
Para o agendamento, o tutor do animal deve realizar um cadastro no sistema “CCZ Cidadão”, que requer informações com nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone celular.
Após essa etapa, é necessário acessar o e-mail informado e clicar no link enviado para ativação do cadastro. O tutor do animal pode fazer o cadastro no sistema a qualquer momento, mas as vagas para agendamento são abertas uma vez por mês.
Além da castração, durante o procedimento cirúrgico o animal recebe no CCZ um microchip para registro e identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 280 8 280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Semcom