
O tradicional novenário em honra a Nossa Senhora da Conceição inicia nesta sexta-feira, 28 de novembro, reunindo fiéis em torno do tema “Mãe do Redentor: Ele é nossa esperança. A reflexão proposta neste ano nasce da necessidade de reanimar a esperança cristã em um contexto marcado por desafios sociais, espirituais e humanos.
A inspiração do tema também dialoga com a vivência do Jubileu da Esperança e da Porta Santa, que transforma a Catedral em um espaço de graça e renovação espiritual.
Para o pároco da Catedral, Padre Flávio Gomes, a escolha do tema reforça a missão da Igreja de inspirar confiança e coragem aos fiéis. “Mãe do Redentor, Ele é a nossa esperança”.
A passagem pela Porta Santa simboliza a peregrinação interior que cada fiel é chamado a realizar, seguindo o exemplo de Maria, sempre orientada para Cristo.
O novenário da Imaculada Conceição será realizado de 28 de novembro a 6 de dezembro, sempre às 18h na Catedral, reunindo as regiões episcopais em momentos de oração e devoção.

A programação inclui dias dedicados às regiões dos Navegantes, Nossa Senhora dos Remédios e Aparecida, com participação de bispos como Dom Samuel, Dom Hudson e Dom Zenildo, além de padres convidados.

No dia 5 de dezembro, o novenário marca também a Abertura do Sínodo da Juventude, com a presença da juventude da Arquidiocese e celebração presidida pelo Cardeal Dom Leonardo Steiner, encerrando o ciclo espiritual que antecede a grande festa da Padroeira.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar