A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nessa terça-feira (19), a sede do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), na rua Barroso, no Centro de Manaus. O novo espaço oferece mais comodidade aos assistidos que buscam acesso à saúde por meio da assistência jurídica gratuita.
Além do Nudesa, o prédio também comporta a Câmara de Resolução de Litígios da Saúde, que visa desburocratizar demandas e evitar a judicialização de processos relacionados a consultas, exames, remédios e outros procedimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova unidade possui recepção, sala de triagem e atendimento, salas multifuncionais, auditório para até 32 pessoas, além de salas para os defensores, copa, banheiros e um estacionamento. Ao todo, 26 servidores vão atuar na unidade.
Para o coordenador do Nudesa, defensor público Arlindo Gonçalves, o prédio vai possibilitar um melhor acolhimento às pessoas que buscam pelos serviços da Defensoria.
“Esse momento é um marco para todos nós. Estamos falando não só de uma unidade especializada, mas de um time que, diariamente, realiza diversos atendimentos. E os números demonstram como esse trabalho é gigante, pois temos a missão de assegurar o acesso a um direito que é tão caro e relevante, e ao mesmo tempo é um direito fundamental para o cidadão”, ressaltou Gonçalves.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação