Atualmente, a rota utilizada da Ásia até Manaus, pelo canal do Panamá, dura de 41 a 60 dias. O novo caminho a ser implementado via eixo multimodal Manta-Manaus possui duração entre 31 e 35 dias, além de ter um custo bem menor. A intenção é ligar o oceano pacífico com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias.
Pela rota proposta, a mercadoria será transportada por navio ou balsa da Ásia até Manta, no Equador, e segue até Providência. Depois, balsas conduzem a carga até Letícia, na Colômbia, e por fim chega ao Amazonas pelo município de Tabatinga. Tais benefícios são vistos como uma forma de tonar o modelo Zona Franca mais competitivo, como destaca o superintendente executivo adjunto da Suframa, Luiz Frederico.
Uma comitiva esteve em Tabatinga para verificar a viabilidade da proposta. O governador em exercício, Tadeu de Souza Silva, participou de uma inspeção ao porto da localidade e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do Amazonas.
Um dos entraves para a implementação do projeto é o porto de Tabatinga, que não possui a estrutura necessária para instalar uma alfândega, requisito fundamental para inserir o município na rota de comércio internacional. Um grupo de trabalho junto com a Receita Federal vai ser constituído para solucionar o problema.
A proposta do eixo multimodal Manta-Manaus será levado a COP 30, que será realizada na capital paraense em 2025.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Suframa